Toda empresa necessita de departamentos, estes
departamentos são chamados de estruturas de organização da empresa. Cada
estrutura é considerada uma divisão do trabalho por especialização.
Uma das principais finalidades da departamentalização
é conseguir ganhos de produtividade proporcionados através de especialização
permitindo assim uma gestão cada vez mais eficiente e promissora. Existem
diversas formas do desenho departamental, os principais estão estruturados
assim:
1. Funcional
2. Por produtos e serviços
3. Por base territorial
4. Por clientela
5. Por processo
6. Por projetos
7. Matricial
Funcional:
Feito a base de funções, requer atividades
similares, são agrupadas juntas e identificadas de acordo com certas classificações
funcionais; entre elas estão: finanças, recursos humanos, produção e
mercadologia.
A departamentalização na área funcional serve para
encorajar e estabelecer planos de carreiras para aqueles colaboradores que
queiram especializar-se dentro de sua área de atuação. Garante habilidades
técnicas e permite agrupar os especialistas sob uma única chefia.
Por
produtos e serviços:
Feito de acordo com atividades relacionadas a cada
produto ou serviço oferecido pela empresa. Envolve uma certa diferenciação e o
agrupamento das atividades conforme as saídas ou resultados da organização.
Os principais deveres e tarefas com um produto ou
serviços são reunidos e postos em atribuição a departamentos com o propósito de
coordenar as atividades para cada tipo de saída ou resultado. Proporciona
unidades semi-autônomas para operar dentro de grandes empresas, facilita a
coordenação de resultados, inovação e criatividade. A estrutura por produtos e
serviços é encontrada em empresas de larga escala.
Por
base territorial:
Geralmente as empresas buscam atender as demandas
locais e se instalam em áreas estratégicas. Essas empresas cobrem grande espaço
geográfico cujo mercado é extenso.
Seu sucesso depende particularmente às condições e
necessidades locais e regionais. Tal grupamento permite uma divisão focalizando
as necessidades, no entanto, é exigido bastante coordenação e controle na
administração das empresas nas áreas na qual foram instaladas.
Por
clientela:
Envolve um processo de diferenças, são agrupadas as
atividades de acordo ao perfil de cada cliente ou agência para quem o trabalho
será feito. A departamentalização de clientes é mais utilizada no segmento de
vendas e serviços.
Como vantagem pode ser citada: foco no cliente,
adequação aos tipos de clientes, atendimento diversificado, conhecimento
estratégico e adaptabilidade a uma determinada clientela.
Por
processo:
Centraliza-se o processo de produção ou
equipamentos. São quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de
empresas, indústrias e de serviços, ex: companhias siderúrgicas e fábricas.
Entre os benefícios estão: Foco no processo, ênfase na ação integrada, foco nas
tecnologias empreendidas e utilizadas entre outros.
Por
projetos:
É uma estratégia utilizada pelas empresas no qual
são gerados produtos concentrados de recursos e prolongam-se o tempo para o
projeto e a produção do mesmo. As pessoas são atribuídas por seus projetos de
desenvolvimento, podem ser deslocadas para outros serviços ou atividades.
Obtendo assim experiências diversificadas, para isso elas terão que adequar-se
aos seus projetos flexibilização, coordenabilidade, temporalidade, adquirir
conjunção de competências e ter complexidade do produto envolvido no projeto.
Matricial:
Usado por empresas que tem projetos e construções complexas,
proporciona uma hierarquia que responde com mudanças tecnológicas altamente
sofisticadas. É composta por pessoas especializadas em diferentes segmentos com
objetivo de desenvolver tarefas com características temporárias, eficiência;
descentralizar autoridades, trazer controle, resultados e mudanças
significativas na organização.
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