bem_vindo_brazil
bem_vindos_muah


sábado, 3 de setembro de 2011

Mercado de Trabalho: como identificar e conquistar oportunidades.

                             


O mercado de trabalho atual oferece oportunidades interessantes, em segmentos e áreas emergentes, porém existe uma percepção de que estejam em desequilíbrio com o número de profissionais disponíveis e seu nível de capacitação. Por sua vez, as empresas contratantes enfrentam o desafio de contratar o profissional mais adequado, no menor tempo possível e com o menor custo. Nesse contexto, o processo seletivo é um momento que deve ser aproveitado para que tenha resultados positivos para ambas as partes. Portanto, o profissional que queira ser profissionalmente competitivo e realizar o seu projeto de vida deve estar atento para identificar as oportunidades existentes no mercado de trabalho e preparado para competir por elas.
Como identificar as oportunidades? Quando as empresas precisam contratar aplicam técnicas de recrutamento para atrair profissionais para o processo seletivo. É possível ter acesso a essas informações através da leitura freqüente de jornais e revistas especializadas (de sua área de interesse), consulta a sites de empresas e de consultorias, através de sua rede de contatos ativa (network), divulgando seu currículo junto a empresas que tenham compatibilidade com os seus objetivos, ou ainda consultando quadros de avisos de instituições de ensino e agências de estágio.
Em resposta ao recrutamento, em geral, as empresas recebem os currículos dos candidatos e dão início à etapa de seleção, ou seja, de escolha dos candidatos mais adequados para ocupar as vagas em aberto. Para realizar essa escolha são aplicadas técnicas específicas para conhecer os candidatos em suas características pessoais e profissionais, de acordo com o perfil que desejam identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário