bem_vindo_brazil
bem_vindos_muah


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Indicadores de Desempenho


Com o desempenho organizacional quantificado fez-se necessário medir e avaliar o estado e as contribuições das empresas. A base de uma gestão promissora é a informação, nesse contexto para melhorar a competitividade e alcançar maiores objetivos é fundamental a importância de bons indicadores de desempenho.
Toda ação feita no ambiente empresarial requer planejamento, direção e controle. É importante que cada departamento avalie seu desempenho de modo que possa corrigir suas imperfeições e criar meios de parâmetros, facilitando o fluxo de informações de relevância para o funcionamento correto da organização.
Para Kotler; dirigir bem um negócio é administrar seu futuro, dirigir o futuro é administrar informações, ou seja, um discurso ou idéia mal interpretado pode significar o surgimento de problemas e possíveis danos a médio ou longo prazo. Os indicadores de desempenho além de orientar os gestores na tomada de decisões servem para avaliar a postura da empresa, estabelecer medidas de prevenção no caso de decisões precipitadas e possíveis riscos a fatores críticos etc.
Não adianta ter bons indicadores no ambiente interno da organização, no entanto, não utilizar esta ferramenta de maneira adequada. É importante ressaltar que bons indicadores permitem um histórico de informações que podem vim a ser utilizadas no presente e futuro baseado em informações passadas.         
Como exemplo de indicador de desempenho pode ser citado o 6-Sigma: processo no qual é utilizado várias técnicas que permitem alcançar metas bem definidas. Neste processo o aperfeiçoamento das habilidades permite uma maior compreensão sobre o sistema possibilitando uma maior qualidade e amplitude dentro das áreas de produção, manufatura, finanças, logística, suprimentos e recursos humanos.  Uma administração focada na necessidade de fatores assertivos permite um conceito de aprendizagem abrangente, crescimento organizacional e perspectivas reais de lucros, inovação e melhoria na estruturação dos negócios da empresa.
Portanto, os indicadores dentro das organizações facilitam na tomada de decisões, auxilia os gestores a seguir o caminho que melhor conduz no desempenho favorável e permite um aprendizado sobre cada situação em questão e termos de investimentos ou mudanças que podem vim a ser feitas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário